domingo, 21 de dezembro de 2014

Saudades Dói

Bater o martelo no dedo dói muito. Cair e bater a cabeça no chão dói. Quebrar o pé dói.
Um soco, um tapa, um chute, nossa eles realmente doem. Dói morder a língua, dói ter a unha encravada, cólica, falta de ar dói. Mas não existe dor maior que a saudade.
A saudade é uma visita que ninguém gostaria de receber em casa, nem ao menos sentir a presença de longe. Saudades da infância solta no mundo, construindo os sonhos que hoje obrigatoriamente deveriam ser a nossa realidade.
Saudade da pitomba, fruta estranha do interior da casa da minha mãe. Quantos filhos minha mãe não teve que gerar para podermos pedir a fruta para a esposa do vizinho pelo muro. Eu seria a mais velha de pelo menos uns 16 filhos não nascidos a não ser nas mentiras que contávamos para desfrutar daquele pequeno paraíso.
Saudade de um pai que nunca tive, que esta morto dentro de mim, mas que caminha pelas ruas vivo, sem saber que já morreu para um alguém que ele deveria ser inspiração.
Saudades do meu amigo imaginário, aquele que construía fortalezas e me incentivava a nunca desistir mesmo quando tudo parecia uma tremenda confusão na cabeça de uma criança sozinha. Arthur ainda lembro-me de você com sua espada e coragem me ensinando a caminhar sozinha.
Saudades de todas as cidades que deixei para trás, mesmo sabendo que lá não era meu lugar. Saudade de mim, antes, quando existia coragem dentro do meu peito, audácia e curiosidade para desbravar o mundo que existe fora do alcance dos meus braços. Hoje essa saudade de mim deu espaço para dores nas juntas, cabelos brancos, medos e raízes.
Todas essas saudades em mim doem absurdamente. Elas me mudaram ou eu as mudei.
Nenhuma saudade é tão profunda do que  a saudade de quem amamos.Saudade da pele, do cheiro, dos beijos. Saudade da presença, e até da ausência consentida. Você podia ficar na sala e ela no quarto, sem se verem, mas sabiam-se lá. Você podia ir para o aeroporto e ela para a faculdade, mas sabiam-se onde. Você podia ficar o dia sem vê-la, ela o dia sem vê-lo, mas sabiam-se amanhã. Mas quando o amor de um esfria, acaba, ao outro sobra uma saudade que ninguém consegue controlar ou findar.

Saudade é não saber. Não saber mais se ele continua com a bronquite no inverno. Não saber mais se ela continua pintando o cabelo. Não saber se ele ainda usa a camiseta que você deu. Não saber se ela foi ao médico como prometeu. Não saber se ele tem comido corretamente, salada, verduras e vitaminas que precisa, se ela tem assistido as aulas de inglês, se ele aprende a cozinhar, se ela aprendeu a estacionar entre dois carros, se ele continua desenhando, se ela continua amando coca cola e fumando charutos, se ele continua sorrindo e degustando um bom vinho enquanto lê, se ela continua dançando, se ele continua pescando, se ela continua lhe amando.

Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, intensos, tensos e infinitos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento em tantas coisas vãs que mal consegue ver no que esta se transformando, não saber como segurar as lágrimas diante de uma música, a música que eram só de vocês, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche, nada finda, nada muda.

Saudade é não querer saber.
 Não querer saber se ele está com outra ou esta curtindo a vida a doidado, se ela está feliz com as escolhas que fez e que fizeram por ela, se ele está mais magro, mais sarado, se ela está mais bela e inquestionavelmente mais atraente.
Saudade é nunca mais querer saber de quem se ama, e ainda assim, doer.
Saudade é entender que nem todas as mudanças vão tirar de você as lembranças de quem foi, de quem amou, de quem conheceu, de lugares onde foi, de pessoas que deixou, de vidas que viveu.
Saudade é a representação dos caminhos que escolheu e de todas as feridas que não fecharam, nem todas as lagrimas machucaram, nem todos os hábitos mudaram e nem todo o vazio foi preenchido.
Saudade é não saber o que fazer com a falta de tudo o que te fazia você, mas também é entender que você se transforma a cada vez que caminha em direção dos seus sonhos...
Saudade dói hoje, amanhã e sempre, são dores eternas que com o passar da vida, se torna apenas recordações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário